O Amor de Todo mundo
Para mudar o mundo ( Ítalo Rovere )

domingo, 8 de janeiro de 2012

Você Conhece Cego Aderaldo?

Foto Colhida no Blog http://programadorocinha.com.br 

Cego Aderaldo foi um dos maiores cantadores e poetas populares do estado de Ceará, do caldeirão cultural do Cariri, da cidade do Crato, o grande Poeta, se destacava dos outros cantadores por usar a sua rabequinha, ao invés da tradicional viola, nos famosos Desafios. Tornou-se poeta por perceber, assim como a personagem Eva Luna de Isabel Alende, que barganhar palavras, seria a sua salvação. Confira um pouco da Obra desse Poeta Cearense que fez muito sucesso, deu uma de comerciante, cineclubista, mascate, mas ganhou a vida mesmo como a sua Poesia.

Nesse Poema, Cego Aderaldo todas as dificuldades de sua vida e como a poesia ajudou na vida.


Eu ainda era pequeno
Mas me lembro bem
De ver minha pobre mãe
Em negra viuvez.
Meu pai jazia morto
Estendido em um caixão,
E eu chorei então
Pela primeira vez!


E a pobre minha mãe
Daquilo estremeceu:
De uma moléstia forte
A minha mãe morreu.
Fiquei coberto em luto
E tudo se desfez
E eu chorei então
Pela segunda vez.

Então, o Deus da Glória,
O mais sublime artista,
Decretou lá do Céu,
Perdi a minha vista,
Fiquei na escuridão,
Ceguei com rapidez
E eu chorei então
Pela terceira vez.

Meus prantos se enxugaram.
Das lágrimas que corriam
Chegou-me a poesia
E eu me consolei.
Sem pai, sem mãe, sem Vista,
Meus olhos se apagaram;
Tristonhos se fecharam
E eu nunca mais chorei.

Para quem não sabe o que é uma Peleja ou um desafio, um trecho da famosíssima peleja de Cego Aderaldo e Zé Pretinho, que trouxe muita fama ao poeta.

P.
— Eu vou mudar de toada,
Pra uma que mete medo
— Nunca encontrei cantador
Que desmanchasse este enredo:
É um dedo, é um dado, é um dia,
É um dia, é um dado, é um dedo!
C.
— Zé Preto, esse teu enredo
Te serve de zombaria!
Tu hoje cegas de raiva
E o Diabo será teu guia
— É um dia,
é um dedo, é um dado,
É um dado, é um dedo, é um dia!
P.
— Cego, respondeste bem,
Como quem fosse estudado!
Eu também, da minha parte,
Canto versos aprumado
— É um dado, é um dia, é um dedo,
É um dedo, é um dia, é um dado!
C.
— Vamos lá, seu Zé Pretinho,
Porque eu já perdi o medo:
Sou bravo como um leão,
Sou forte como um penedo
É um dedo, é um dado, é um dia,
É um dia, é um dado, é um dedo!
P.
— Cego, agora puxa uma
Das tuas belas toadas,
Para ver se essas moças
Dão algumas gargalhadas
— Quase todo o povo ri,
Só as moças 'tão caladas!
C.
— Amigo José Pretinho,
Eu nem sei o que será
De você depois da luta
— Você vencido já está!
Quem a paca cara compra
Paca cara pagará!
P.
— Cego, eu estou apertado,
Que só um pinto no ovo!
Estás cantando aprumado
E satisfazendo o povo
— Mas esse tema da paca,
Por favor, diga de novo!
C.
— Disse uma vez, digo dez
— No cantar não tenho pompa!
Presentemente, não acho
Quem o meu mapa me rompa
— Paca cara pagará,
Quem a paca cara compra!
P.
— Cego, teu peito é de aço
— Foi bom ferreiro que fez
— Pensei que cego não tinha
No verso tal rapidez!
Cego, se não é maçada,
Repete a paca outra vez!
C.
— Arre! Que tanta pergunta
Desse preto capivara!
Não há quem cuspa pra cima,
Que não lhe caia na cara
— Quem a paca cara compra
Pagará a paca cara!
P.
— Agora, cego, me ouça:
Cantarei a paca já
— Tema assim é um borrego
No bico de um carcará!
Quem a caca cara compra,
Caca caca cacará!
Houve um trovão de risadas,
Pelo verso do Pretinho.
Capitão Duda lhe disse:
—Arreda pra lá, negrinho!
Vai descansar o juízo,
Que o cego canta sozinho!

Essa Peleja completa e mais informações sobre o Cego você encontra no Link do Jornal da Poesia http://www.releituras.com/cegoaderaldo_menu.asp


Indicamos Também o Livro Eu Sou o Cego Aderaldo, tem na Poemoteca do Templo da Poesia ou você pode adquirir em algum sebo.


Sobre o Autor:
Talles Azigon
Talles Azigon é Poeta,Contador de Histórias e Produtor Cultural, um dos poetas e produtores do Templo da Poesia e produtor cultura do Centro Cultural Banco do Nordeste, também pesquisa e insere a poesia nas suas contações de histórias. Escreve para blogs incluindo o seu http://tallesazigon.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

O amor de todo mundo Para mudar o mundo.... (Ítalo Rovere) Abraços Poéticos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India