O Amor de Todo mundo
Para mudar o mundo ( Ítalo Rovere )

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A 2ª edição do Projeto “Mundo Livro - Literatura Ao Alcance de Todos” homenageia os 120 anos da “Padaria Espiritual”

O PROJETO        
        O Projeto “Mundo Livro: Literatura ao Alcance de Todos” surgiu, principalmente, da necessidade de se investir em novos eventos literários, em Fortaleza, que venham a promover o conhecimento, o intercâmbio, o fomento à produção literária e a valorização da cultura e dos artistas locais, bem como estimular a formação de novas plateias e, consequentemente, o surgimento de novos autores.


A 1ª EDIÇÃO
        A primeira edição do projeto teve como tema “Semana literária com o escritor, blogueiro, jornalista e colunista cearense Xico Sá” e aconteceu no período de 06 a 08 de abril de 2011, promovendo, de forma ousada, a realização de três eventos com temáticas distintas em três locais diferentes da cidade: Boteco do Arlindo, com o tema: “Orgias Literárias com Xico Sá” (bate-papo com o autor); Saraiva Megastore do Shopping Iguatemi, com bate-papo, sessão de autógrafos e lançamento do livro de crônicas do autor, intitulado “Chabadabadá: aventuras e desventuras do macho perdido e da fêmea que se acha”; Buoni Amici’s, com o tema “Bate-papo com Xico Sá sobre futebol”.   


A 2ª EDIÇÃO
        A segunda edição acontecerá no mês de outubro de 2012 e homenageará os 120 anos da Padaria Espiritual. Fundada em 30 de maio de 1892, no Café Java, um famoso quiosque situado na Praça do Ferreira, em Fortaleza, a Padaria Espiritual consistiu em uma agremiação cultural de intelectuais formada por poetas, escritores, pintores, desenhistas e músicos e foi caracterizada por sua heterogeneidade, não somente nas diversas artes, mas também nas diversas ideias e correntes estéticas em que mergulhou.

        Nesses famosos encontros de intelectuais no Café Java, aconteciam longos debates, onde transparecia a insatisfação geral quanto ao marasmo literário em que a cidade se encontrava na época, resultando na criação da Padaria Espiritual. 

        Dela, fizeram parte nomes como: Antônio Sales, Rodolfo Teófilo, Adolfo Caminha, Lívio Barreto, Lopes Filho, Álvaro Martins, Temístocles Machado, Tibúrcio de Freitas, Henrique Jorge, dentre outros.

        Todos os sócios, ou melhor, todos os "padeiros", como eram denominados os sócios, assinavam seus textos com pseudônimos. Semanalmente, um jornal intitulado “O Pão” era "amassado", ou seja, impresso, até que, em dezembro de 1898, depois de 6 anos de atividades, a Padaria chegava ao seu final. Além do periódico “O Pão”, os seus membros deixaram significativas obras para a literatura brasileira.

        A Padaria Espiritual deixou uma significativa contribuição no que diz respeito à arte e à intelectualidade do século XIX, cujo caráter pioneiro fez com que muitos historiadores e críticos literários enxergassem nesse movimento uma espécie de prenúncio do Modernismo que, trinta anos mais tarde, teve como grande referência a Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo.



Programação - Para fortalecer esta homenagem, foi elaborada uma programação culturalmente rica, que será dividida em dois eventos:



EVENTO 01. Sarau Literário - Evento que consiste na interpretação de textos e poemas de autoria dos escritores da Padaria Espiritual e dos poetas e escritores do Templo da Poesia. Além do lado literário apresentado pelos poetas e escritores do Templo da Poesia, o evento contará com a participação especial do músico Marcelo Leite, interpretando, na flauta, gêneros musicais que existiam no Brasil na época da Pararia Espiritual, ou seja, na segunda metade do século XIX (valsas, polcas, mazurcas, lundu, choro e maxixe).     



Local: Espaço O Povo de Cultura & Arte, localizado no complexo que abriga o Grupo de Comunicação O Povo, situado na avenida Aguanambi, 282, Joaquim Távora    

Data: Sexta-Feira, 26 de outubro de 2012     

Horário: Das 19:00 às 21:00 horas  

Estimativa de Público: 150 pessoas



EVENTO 02. Roda de Leitura com o tema "Revivendo a Padaria Espiritual” - Roda de leitura que abordará a Padaria Espiritual, para a qual serão especialmente convidados: professores de literatura, escritores, poetas, artistas, intelectuais, historiadores, jornalistas, formadores de opinião, estudiosos do assunto e grupos literários (no entanto, o evento será aberto à comunidade em geral). Será realizado na sede do Espaço Arte Templo da Poesia, espaço cultural localizado no centro da cidade e destinado à poesia e à literatura, onde se reúnem poetas de toda a cidade, que foi considerado pelo anuário de literatura cearense de 2010/2011 como o espaço cultural mais democrático da capital cearense.

        Inclusive, as rodas de leitura já acontecem há três anos, todos os segundos sábados de cada mês, no Templo da Poesia. O evento será coordenado pelo produtor cultural Franciscus Galba e pelos poetas e escritores do Templo da Poesia.



Local: Espaço Arte Templo da Poesia, localizado na rua Barão de Aratanha, 201, Centro    

Data: Sábado, 27 de outubro de 2012     

Horário: Das 16:00 às 19:00 horas  

Estimativa de Público: 150 pessoas



Obs.: Programação sujeita a alterações.  



CRÉDITOS



REALIZAÇÃO - Letra Viva Cultura Inteligente e Espaço Arte Templo da Poesia    



COORDENAÇÃO - Franciscus Galba    



PARCERIAS - Jornal O Povo, Asa Sul, Brilhante Eventos   



CONTATOS E INFORMAÇÕES   


• Franciscus Galba - 8694.1539 / 9989.8027 / galbaeventos@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

O amor de todo mundo Para mudar o mundo.... (Ítalo Rovere) Abraços Poéticos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India