O Amor de Todo mundo
Para mudar o mundo ( Ítalo Rovere )

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mercado dos Pinhões – a 4ª feira numa quinta-feira


Na próxima quinta, 02 de fevereiro, dia de Iemanjá, a Rota das Especiarias estará no Mercado dos Pinhões, fechando o seu primeiro ciclo.
Será a oportunidade de rever os amigos que encontramos por essas rotas que percorremos na cidade de Fortaleza. Momento oportuno para comemorar e fazer um balanço de tudo o que passou. E, claro, refletir sobre o que pode melhorar nos próximos encontros.
Os escritores também terão espaço garantido (e gratuito) para a comercialização das suas obras. Para garantir o espaço, basta chegar a partir das 17:00h. Por questões de espaço, as vagas são limitadas.
Programação (Mercado):
17:00h – Organização dos escritores que irão expor suas obras / passagem de som
18:00h – Abertura da feira com intervenções poéticas e performáticas
19:00h – Relançamento da Antologia Temperos Literários, com a integração dos diretores, alunos e professores participantes das oficinas da primeira edição
19:30h – Exibição de vídeos e fotos
20:00h – Apresentação da nova equipe Rota das Especiarias / Bate-papo
20:30h – Lançamentos de livros
21:00h – Show de encerramento com a Banda Beculê


Sobre o Projeto
Rota das Especiarias – Temperos Literários, é um projeto itinerante de literatura, realizado pela Fotossíntese:.Arte:.Comunicação, em parceria com a Editora Corsário. Seus principais objetivos são popularizar a cultura do livro e da leitura, incentivando a produção escrita, e encontrar soluções alternativas para a distribuição de obras de autores independentes e pequenas editoras. Basicamente, o projeto divide-se em três etapas: oficinas, capacitação e feiras. Em sua primeira edição, Rota das Especiarias contemplou três bairros, marcados pela efervescência cultural: Benfica, Messejana e Cidade 2000.
No primeiro semestre de 2011, o projeto promoveu oficinas de leitura e produção textual para adolescentes de escolas públicas dos bairros onde foram realizadas as feiras. Os textos produzidos por esses alunos foram organizados na antologia Temperos Literários, lançada durante as feiras.
Em novembro de 2011, aconteceu um curso de capacitação sobre marketing básico para pequenos editores e escritores. Na ocasião, os autores compartilharam suas experiências literárias, além de aprender noções de comércio eletrônico, networking e marca pessoal.
Durantes as feiras, que aconteceram nos meses de novembro e dezembro, pequenos editores e autores independentes tiveram a oportunidade de expor e comercializar suas obras. Além disso, houve uma vasta programação, envolvendo debates com escritores e profissionais ligados à cadeia produtiva do livro, performances poéticas, jam poesia dentre outros.
A primeira edição teve patrocínio da SECULT-CE, através do edital de Incentivo às artes 2010. Também contou com a parceria da Faculdade Lourenço Filho e do SEBRAE.

Próximos passos – Edição Litoral de Camocim
A segunda edição da Rota das Especiarias acontecerá no primeiro semestre de 2012 e contemplará as cidades de Barroquinha, Camocim e Jericoacoara.
As reuniões de produção já iniciaram e, em breve, novas informações serão divulgadas no sítio eletrônico.
A edição tem patrocínio do Banco do Nordeste, através do edital Programa BNB de Cultura 2011, em parceria com o BNDES. 
Mais informações:
Sítio eletrônico:
Folder com a programação de 2011:
Blog:
e-mail:
Divulgação na mídia impressa:
Imagens da feira do Benfica:
Imagens da feira de Messejana:
Imagens da feira da Cidade 2000:

0 comentários:

Postar um comentário

O amor de todo mundo Para mudar o mundo.... (Ítalo Rovere) Abraços Poéticos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India