O Amor de Todo mundo
Para mudar o mundo ( Ítalo Rovere )

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Você conhece Patativa do Assaré?


Descrição: Cquote1.svg
Caboclo Roceiro, das plaga do Norte
Que vive sem sorte, sem terra e sem lar,
A tua desdita é tristonho que canto,
Se escuto o meu pranto me ponho a chorar.....

Tu és meu amigo, tu és meu irmão.

Descrição: Cquote2.svg
Um Poeta, o quem faz um Poeta? E quem tem o poder de dizer que alguém é ou não é um Poeta? A academia? Se fosse a academia teríamos perdido um dos maiores poetas que nasceu nesse Brasil e que é da Terra de Assaré no Ceará. Seu nome é de Ave, seu Nome é Patativa, que após ter sido levado ao Palco do Teatro José de Alencar, no Festival Massafeira mostrou a Genialidade de Sua Poesia. Resultado: encantou ao mundo e foi reconhecido internacionalmente onde recebeu várias condecorações de Doutor Honoris Causa.
Só depois de reconhecimento Mundial é que Patativa veio ser conhecido em Todo Brasil, como muitos artistas do Norte e Nordeste que estão fora do eixo Rio-São Paulo.

Cante lá, que eu canto cá

Poeta, cantô de rua,
Que na cidade nasceu,
Cante a cidade que é sua,
Que eu canto o sertão que é meu.

Se aí você teve estudo,
Aqui, Deus me ensinou tudo,
Sem de livro precisá
Por favô, não mêxa aqui,
Que eu também não mexo aí,
Cante lá, que eu canto cá.

Você teve inducação,
Aprendeu munta ciença,
Mas das coisa do sertão
Não tem boa esperiença.
Nunca fez uma paioça,
Nunca trabaiou na roça,
Não pode conhecê bem,
Pois nesta penosa vida,
Só quem provou da comida
Sabe o gosto que ela tem.
...



Saudade

Saudade dentro do peito
É qual fogo de monturo
Por fora tudo perfeito,
Por dentro fazendo furo.

Há dor que mata a pessoa
Sem dó e sem piedade,
Porém não há dor que doa
Como a dor de uma saudade.

Saudade é um aperreio
Pra quem na vida gozou,
É um grande saco cheio
Daquilo que já passou.

Saudade é canto magoado
No coração de quem sente
É como a voz do passado
Ecoando no presente.

A saudade é jardineira
Que planta em peito qualquer
Quando ela planta cegueira
No coração da mulher,
Fica tal qual a frieira
Quanto mais coça mais quer.
Dois Links para você ler mais Poemas do Grande Patativa:

Patativa foi gravado por grande cantores e teve momentos marcantes em sua vida que ele retratou em seus versos, nos vídeos postados temos a famosa música de Patativa a Triste Partida e ele declamando o poema de um dos momentos mais doloridos de sua vida



Gostou? Envie sugestões para nosso Quadro Você Conhece? e mostre para todos o Poeta de seu estado que todo podem conhecer.

Texto e seleção : Talles Azigon
Sobre o Autor:


Talles Azigon
Talles Azigon é Poeta,Contador de Histórias e Produtor Cultural, um dos poetas e produtores do Templo da Poesia e produtor cultura do Centro Cultural Banco do Nordeste, também pesquisa e insere a poesia nas suas contações de histórias. Escreve para blogs incluindo o seu http://tallesazigon.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

O amor de todo mundo Para mudar o mundo.... (Ítalo Rovere) Abraços Poéticos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India