Os poemas de Fernanda Benevides serão lidos e debatidos no Templo da Poesia, na atividade Roda de Leitura – dia 14 de janeiro de 2010.
Neste ano ela estará festejando seus 30 anos de poesia com o lançamento do livro Chuvas de Outono (poesia), ainda inédito. Esta será sua sexta obra poética.
São trinta anos de amor e fidelidade à poesia, como podemos constatar:
01. FOLHAS AO VENTO, Fortaleza, 1980;
02. POEIRA DA ESTRADA, Brasília, 1984 (recebeu menção honrosa ao Prêmio Estado do Ceará, 1985);
03. LUZES DO SILÊNCIO, Brasília, 1988;
04. QUANDO AS MUSAS CANTAM, Fortaleza, 1990;
05. A ROSA-FÊNIX, Fortaleza, 1997;
06. CHUVAS DE OUTONO, Fortaleza, 2010 (ainda inédito)
QUEM É ESSA MULHER?
Seu nome completo é: FERNANDA BENEVIDES de Vasconcelos (assim ela assinou seus dois últimos livros).
Cearense, nasceu em 05 de Março de 1947, sendo filha de Fernando Eduardo Benevides e Marialva da Silveira Ponte Benevides
Fernanda Benevides é divorciada.
Conforme me contou, ainda menina, costumava ler as historinhas infantis de Andersen e Grimm e sua mãe tinha por hábito lhe contar
estorias de Trancoso e da Carochinha.
Aos 10 anos teve aulas de declamação e se apaixonou pela poesia. Aos catorze anos, escreveu seus primeiros poemas, no afã de um dia vir uma poeta do quilate de Vinícius de Moraes, a quem muito admirava. No entanto, somente em 1980, incentivada pelo tio Artur Eduardo Benevides (Príncipe dos Poetas Cearenses), publicou, despretensiosamente, sua primeira obra poética e, desde então, a poesia faz parte de sua vida.
Levou dez anos escrevendo o livro CHUVAS DE OUTONO (ainda inédito), com o qual pretende comemorar seus trinta anos de dedicação à poesia, juntamente com QUANDO AS MUSAS CANTAM, seu trabalho mais maduro e, para ela, o importante.
0 comentários:
Postar um comentário
O amor de todo mundo Para mudar o mundo.... (Ítalo Rovere) Abraços Poéticos